(…) Numa experiência como um sesshin em que você está quieto, calmo e começa a descartar os seus pensamentos invasivos, o ritmo de surgimento de pensamentos diminui muito, ainda continuam vindo, mas o seu ritmo diminuiu. E a medida que entramos em um estado de samadhi, de concentração, que se caracteriza pelo fato de você realmente ouvir os sons lá fora e nada vir perturbar você, nenhum pensamento invasivo, nenhuma preocupação, nenhuma inquietação, nenhuma memória do passado.
Mas esse momento de samadhi pode também ser curto. Pode ser que ele aconteça e dure 10 segundos, você teve a experiência de samadhi. A questão é quanto tempo eu consigo prolongar isso e ficar mais tempo nesse estado de percepção, de concentração plena, estar aqui e agora, apenas ouvindo o som do riacho. Se você conseguiu neste momento só ouvir o som do riacho e nenhum pensamento conseguiu se instalar, embora alguns tenham namorado a sua mente, tenham flutuado tentando penetrar, então se concentrou realmente.
O momento de pensamentos surgirem querendo nascer, querendo penetrar na mente, nós chamamos de “nen” ( japonês). Se você consegue impedir que eles entrem e consegue permanecer apenas percebendo as coisas, isso é samadhi – do nível mais baixo, mas é samadhi. Tetsugen que foi um grande mestre zen escreveu que se você ficar 40% do tempo do seu zazen em samadhi, o despertar está próximo.
Então tudo o que você tem que fazer é sentar em zazen e tentar ficar aqui, deixando esse tempo se prolongar. Cada vez que você se perde: retorne, retorne, retorne. Esse retorno contínuo à medida de que você for praticando vai permitir que você fique mais tempo em concentração. Surgirão insights ou percepções que parecerão magníficos para você mas não são kenshō, ainda. Kenshō é uma experiência mais radical em que além de você estar em samadhi, você esquece de você mesmo e a sensação de integração com tudo surge.
Muitas pessoas narram sensações de perda de limites do seu corpo, de perda de percepção localizada de como está e por isso é tão importante ficar imóvel no zazen. Quando você se move, todas as sensações e percepções físicas retornam e você retorna para esse corpo, para a noção de individualidade, para a manifestação de agora. A sua noção de unidade com tudo não tem a menor possibilidade de se instalar se você se move o tempo todo, por isso é importante para nós diminuir os estímulos, por isso ficamos de frente para a parede e por isso pedimos silêncio, para que as pessoas não movam as suas mentes através das conversas. Se você tiver experiências de kenshō elas inicialmente serão curtas e fugazes até que você aprenda a retornar para aquele estado de samadhi, do qual poderão surgir novos kenshōs. (Continua…)
Trecho da Palestra proferida por Meihô Genshô Sensei, Pirenópolis-GO, outubro/2018.