Em anexo fotos da oficina de yoga do II Encontro Nacional de Amputados, que ocorreu em Ponta das Canas no hotel Canto da Ilha no sábado último.
Segundo Patanjali, yoga é a cessação dos turbilhões mentais. Yoga não é para o corpo, é para a mente. O corpo no yoga é aquilo que vai ser cremado. O corpo é apenas um instrumento, o corpo e a respiração são as ferramentas para a interiorização.
“O objetivo do yoga é atingir consciência total em tudo que se faça” – mestre Iyengar
……………………………..
Marcos Rojo Rodrigues, Dr. em yoga por uma universidade indiana, coordenador do mestradro em yoga da UniFMU, professor da USP, escreve, “yoga é meditação”, “yoga é um estado da mente”.
Segundo Feuerstein, maior ocidental estudioso do yoga, autor de A Tradição do Yoga (cujo capítulo 7 é intitulado Yoga no budismo; atualmente Feuerstein é discípulo de um lama brasileiro), coloca que duas coisas são imprescindíveis no yoga:
1) yoga é iniciático, ou seja, é necessário um mestre (relação mestre/discípulo).
2) é necessário praticar.
Então nesta vivência e em outras eu uso o rakusu, pois embora a parte física esteja fundamentada em meus conhecimentos como profissional da educação física, minha orientação espiritual está no zen.
Feuerstein chama a escola Zen de yoga japonês.
/
Flávio Jôshin (Comunidade Zen Budista de Florianópolis)