Você precisa tempo para viver também | Monge Genshō

Você precisa tempo para viver também | Monge Genshō

Monge Butsukei: Sensei, como determinar o limite para colocar nas nossas escolhas para que nos façam bem e tenham um sentido?
Genshō Rōshi: Usando bom senso. Se você meditar terá mais clareza e lucidez mental e poderá fazer as escolhas com mais sentido. Isso é muito necessário, aprender a meditar para colocar a sua mente em boas condições para tomar boas decisões e fazer boas escolhas.

Monge Butsukei: Sensei, como dizer não quando devo dizer não? Quando algo parece que me impede de fazer isso?
Genshō Rōshi: Provavelmente o que impede você de fazer isso é o receio de contrariar os outros. Mas à medida que você tiver certeza do que realmente quer e para isso eu recomendo novamente que pratique meditação, o zazen, e a medida que você tiver clareza e sabedoria, poderá dizer não com muita tranquilidade. Você sabe o que deve fazer, porque fazer, etc. E aí, não. É fácil.

Monge Butsukei: O talento é relativo? Às vezes, se esforçar e querer é mais importante. O que o senhor acha?
Genshō Rōshi: São dois fatores que se reforçam, não é? Os maiores gênios são aquinhoados com talento, provavelmente uma herança kármica, mas ele não funciona sem esforço e disciplina. Portanto, esforço e disciplina são muito, muito necessários. Então quando as duas coisas se associam, aí você vê um grande resultado. Isso é fácil de ver na música por exemplo, nos grandes virtuosos. Primeiro talento, depois disciplina, esforço, oportunidade, bons professores, longos anos de dedicação e aí você tem um grande instrumentista. Mas sem esse esforço, aquele talento seria simplesmente jogado fora.

Monge Butsukei: Eu vivo uma vida duas vezes mais corrida que antes e nunca mais retomei a meu prumo por cansaço e indisciplina. Eu procuro uma saída.
Genshō Rōshi: Comece a praticar meditação. E aí você vai saber os limites da sua vida, o que você deve aceitar ou não. Porque também viver uma vida demasiado corrida não lhe dá tempo para nada mais. Você vai só se esgotar e quando acabar a vida, ela passou e tudo que você fez, construiu, será esquecido. Todos nós seremos esquecidos no fim. Basta lembrar que nenhum de nós lembra os nomes dos seus 8 bisavós. Se o sangue do seu sangue esquece, você acha que vai ser lembrado no futuro e que vale a pena um esforço tão extremo que não lhe dê tempo para nada? Você precisa tempo para viver também.

Monge Butsukei: Como se concentrar em agir sobre aquilo que se tem controle e me desapegar daquilo que não controlo?
Genshō Rōshi: Você tem que ter lucidez para isso. De novo temos que voltar para a meditação para você saber para que lado vai, o que controla, o que não controla, como se desapegar. Você precisa treinar sua mente. Perguntar algo para um professor e ouvir uma resposta não resolve. Uma comparação que às vezes eu faço é, você aprenderia a andar de bicicleta lendo um manual? Não. O manual pode até ser interessante, útil. Mas lendo o manual você não vai aprender a andar de bicicleta, não vai aprender a nadar. Só há uma maneira de aprender: andar de bicicleta. O manual ajuda, mas ele não resolve. Assim também ouvir as minhas respostas não resolve a vida. Você tem que fazer um esforço tem que sentar-se para meditar para poder criar sabedoria e tomar as decisões corretas.

[CONTINUA]


Resposta proferida por Genshō Rōshi na live nº81, do canal Sobre Budismo, durante o ano de 2022.