Pergunta: Não sei se é no Sutra do Coração… no finalzinho que ele narra que quando alcançar aquele nível, promete voltar e resgatar quem não alcançou a libertação. Esse retorno dessa pessoa que já alcançou esse nível e volta, ela não está recomeçando ou ele volta sem Carma?
Genshō Sensei: Não, ele retorna porque tem Carma, esse é o bodisatva, que ainda acredita que exista o eu e os outros. Ele abdica da iluminação completa porque acredita no sofrimento dos outros. Mas um Buda não acredita na existência de outros, então é diferente.
Todos nós acreditamos firmemente que os outros são os outros. Basta abrirmos os olhos que enxergaremos desta forma. Nós acreditamos nisso! Mas vai chegar ao ponto em que você não acreditará mais nisso, e este sim é o ponto de buda. O bodisatva acredita que existe os outros e quer ajudar os outros. Ter compaixão ainda é entender que existe o outro.
Pergunta: Então voltaríamos sempre?
Genshō Sensei: Enquanto você acreditar, sim.
Pergunta: Eu li uma coisa muito interessante, que são os níveis da compaixão: enquanto eu tiver compaixão do outro, eu ainda estou pensando em mim. A partir do momento que eu não penso mais em mim eu superei essa condição.
Genshō Sensei: É verdade.
Trecho de palestra proferida por Meihô Genshô Sensei, 31/05/2018.