Shikantaza | Monge Genshô

Shikantaza | Monge Genshô

Pergunta: Além da respiração, da atenção aos sons, existe algum outro método de concentração? Por exemplo, um Sutra, um texto que recomende isto?

Monge Genshô: Na realidade, não devemos nos concentrar em coisa alguma. Se você está com a mente muito agitada, pode usar o artifício de contar até dez, pode tentar observar algo, sua respiração, por exemplo, mas isso não é shikantaza ainda. Isso, do ponto de vista do Zen, é técnica preparatória. Sentar-se em shikantaza é sentar-se absolutamente quieto, além dos pensamentos, é não seguir nenhum pensamento, não fazer associações de ideias e simplesmente ficar em estado de serenidade, ouvindo as coisas que acontecem sem observá-las, sem esperar o próximo som, sem acompanhar nada, sem tentar saber qual o nome do pássaro que cantou lá fora. Sentar-se em zazen é só sentar, é só estar.

O objetivo do shikantaza é criar uma condição mental tal que torne possíveis as experiências mais profundas. Na realidade, não é o objetivo final ficar sentado em zazen, o zazen é técnica para chegar a algo, só que se você senta com o objetivo de chegar a algo, este objetivo já é uma perturbação. Então, você tem que sentar sem objetivo. Alguns Mestres, como o próprio Dogen, chegou a dizer: “sentar-se já é a iluminação”, não pense em alcançar a iluminação. Sentar-se já é a iluminação, mas essa é uma maneira de desarmar os objetivos. Só porque sentou já está iluminado? Não é isso. Ele disse isso para que o aluno não pense que quer chegar a algo, e você tem que se sentar realmente assumindo que você é um idiota, que não tem a capacidade de se iluminar, então só fica sentado ali porque descobriu essa técnica e acreditou no seu professor. Você é tão idiota quanto ele, porque ele fica sentado lá. Você não tem nada para alcançar, não pode ambicionar alcançar, mas, do outro lado, se você não fizer isso, não vai chegar a lugar algum.

(continua)