Pergunta: Essa semana meu filho de 4 anos fez alguns comentários sobre sentir medo da morte, perder os pais e ficar sozinho. O que pode ser dito para uma criança nesta idade sobre esses assuntos?
Monge Genshō: A verdade. Neste momento acontece exatamente isso, aos 4 anos de idade há a percepção de que a morte é inevitável e todas as pessoas vão morrer. Isto é um choque naquele momento para a criança, mas temos que dizer que assim é e ensinar sobre a impermanência e sobre a continuidade. Todas as coisas estão sempre mudando, nada permanece para sempre, nós mesmos estamos sempre mudando momento a momento e isto é natural.
Hoje eu fui visitar, depois de 10 anos, um cardiologista, porque a comunidade me fez a gentileza de estabelecer um plano de saúde para mim que eu não tinha. O cardiologista me disse duas coisas: que eu não tenho nada e que estou muito bem de saúde, portanto posso viver até os 100 anos, mas também disse que o coração é sempre uma surpresa e que posso amanhã ter um infarto e morrer. Então isso está completamente em aberto, você não sabe e esse fato de não saber é muito interessante, porque permite você viver a vida pensando: hoje pode ser o último dia. Como eu viveria o último dia da minha vida? O que eu faria? Uma coisa eu tenho certeza, eu faria a minha prática e faria a palestra do dia, sabendo que é o último dia, porque vocês dão significado a minha vida e fico muito feliz com isso.
Resposta proferida por Meihô Genshô Sensei, Daissen-Virtual, outubro de 2021.