Seitas inspiradas no budismo | Monge Genshô

Seitas inspiradas no budismo | Monge Genshô

Pergunta: Em conversa com um amigo ele me disse que “se converteu para o budismo Nichiren” esse budismo faz parte das escolas tradicionais do budismo?

Monge Genshō: Na realidade, Nichiren foi um monge que viveu no Japão 800 anos atrás e fundou uma escola chamada Nichiren Shu, na qual a prática principal é a recitação de um mantra que quer dizer “salve o Sutra do Lótus”. Essa escola que pratica repetição de mantras sofreu uma cisão no século XX com um grupo de leigos que fez uma organização que se tornou forte e rompeu com a Nichiren Shu, fundando um grupo chamado Soka Gakkai. Normalmente quando alguém me faz essa pergunta não está se referindo à Nichiren Shu e sim a muito difundida Soka Gakkai, que por não reconhecer Buddha como seu fundador e dizer que ele é apenas o anunciador do Buddha original e que esse Buddha original seria Nichiren, ela não é reconhecida pelas escolas tradicionais como budismo realmente, mas sim como uma dessas seitas novíssimas que abundam pelo mundo tanto inspiradas no budismo, quanto no cristianismo também, com propostas de teologia da prosperidade, prometendo que as pessoas vão enriquecer se pertencerem àquela organização e fazendo esforço para converter pessoas, etc.

Então as escolas tradicionais não reconhecem esse tipo de prática como budismo e na realidade elas caminham no sentido contrário do budismo tradicional. É só até esse ponto que vou comentar. Mas as pessoas são livres para fazer suas escolhas e seguirem o que acharem que devem, nós não devemos constrangê-las e sim deixar que façam as práticas que quiserem. Na realidade, há muitas e muitas vidas pela frente e muita oportunidade ainda e do ponto de vista do zen nosso esforço para convencer ou converter pessoas deve ser próximo a zero.

Respostas proferidas por Meihô Genshô Sensei, Daissen-Virtual, dezembro de 2021.