Temos um preceito chamado virya, que significa energia. Essa energia é onde colocamos nossa vontade, nossa disciplina pessoal, nossa força. É a mesma raiz da palavra em sanscrito de que derivou “viril” em português.
Compreendendo esse sentido temos uma grande oportunidade agora de mostrar nossa energia na prática. Dia 1º começamos o Rohatsu Sesshin (retiro). Nosso retiro é praticamente simbólico, porque em tempos de pandemia e havendo a dificuldade de fazê-lo durante todo o dia, como fazemos em um retiro presencial, faremos apenas dois zazens de manhã e dois à noite, com kinhin no meio.
Uma hora e meia de treinamento em cada período. Rememoramos a determinação de Buddha. A virya que Buddha colocou no seu treinamento, querendo acordar definitivamente. Ele já tinha galgado níveis muito altos, dois mestres já o haviam convidado para ser sucessor, mas ele não estava satisfeito e então sentou-se 7 dias ininterruptamente. Assim, rememoramos esse feito realizando um treinamento mais determinado.
Durante essa semana sentaremos 3 horas por dia com a sangha. Nos nossos retiros normais nos sentamos de 8 a 10 horas juntos. Mas mesmo no virtual temos a oportunidade de atingir níveis mais profundos, estados mentais mais elevados e de adiantarmos nossa prática.
Não praticamos pelos subprodutos como calma, serenidade, ou mesmo para melhorar um pouco nossas vidas. Nós, na Daissen, queremos uma realização espiritual. Algo muito mais alto. Mergulhando profundamente e modificando nossas vidas e assim o próprio mundo.
A todos que puderem eu peço que sentem junto conosco neste momento. Coloquem virya na sua prática e no dia 08 comemoraremos a iluminação de Shakyamuni Buddha.
Teisho matinal proferido por Meihô Genshô Sensei, 30 de novembro de 2020.