Pergunta: Qual é o significado da recitação da manhã que é feita antes de vestir o manto ou o rakusu?
Monge Genshō: Antes de vestir o manto ou colocar o rakusu (miniatura do manto) recitamos: “Oh, grande manto da libertação, além da forma e do vazio, uso os ensinamentos do Tathagata (Buddha) para libertar todos os seres”. Quer dizer que este manto é o vazio se manifestando como forma, vejam que no Sutra do Coração há justamente a frase: “forma nada é mais do que vazio, vazio nada mais é do que forma”. Ambos são a mesma coisa. O manto representa todo o universo, cobre toda a forma e todo o vazio, porque eles são indistinguíveis, são a própria interconexão.
Quando falamos em vazio queremos significar que o vazio é vazio de um eu inerente. O vazio está demonstrando que todas as coisas estão interconectadas tão intimamente que não podem ser separadas. Quando recitamos o verso para vestir o manto nos lembramos que só o vestimos na tentativa de ensinar e transmitir o Dharma. Repetimos os versos três vezes e então passamos a portar o manto ou o rakusu.
Pergunta: Uma manifestação kármica em um mundo onde seres devoram outros seres para sobreviver e o ser mais elevado possui uma tendência histórica ao conflito é o trecho mais ardiloso do caminho?
Monge Genshō: Nós estamos num nível muito intermediário como homens e podemos recair se nos tornarmos muito obscuros e animalescos, por exemplo, podemos dar passos atrás, porque dar passos no zen não acontece só para frente, também pode ser para trás. Você pode perfeitamente regredir. Você pode se tornar um criminoso, uma pessoa com problemas seríssimos de comportamento e regredir a um nível que uma nova manifestação só será possível no nível animal. Existem possibilidades de existências em mundos bem melhores que os nossos, mundos inclusive descritos como sem forma, puramente espirituais, mas isso não é um artigo de fé. O que importa para nós, aqui, como praticantes budistas é que você pode transformar seu karma agora, nesta vida, e pode melhorar o nível de manifestação.
A manifestação humana, como eu disse no início, é uma manifestação intermediária, com aspectos muito bonitos e aspectos muito ruins. Nós temos existências humanas de conflito, de guerra, de ódio, e temos existências humanas cheias de compaixão, piedade e solidariedade. Temos, dentro de nós mesmos, os dois tipos de pessoas e comportamentos. Um bom objetivo, na realidade, é não ter que retornar para este reino aqui, para este plano de manifestação e, assim, se esforçar para despertar e mudar seu karma agora. É isso o que você deveria desejar para não repetir existências neste tipo de plano, onde estamos agora.
Perguntas respondidas por Meihô Genshô Sensei, Janeiro de 2021.