Propagar o Dharma | Monge Genshô

Propagar o Dharma | Monge Genshô

Hoje é um dia de temperaturas recordes baixas em muitas cidades, em especial no sul do país e temos praticantes sentando em lugares onde a temperatura está abaixo de zero. Sempre vejo essa determinação como uma verdadeira homenagem e imitação dos nossos ancestrais que através de 2.500 anos praticaram sem descanso levando a mais pessoas o Dharma, fazendo dissolverem-se as ilusões e libertando seres das suas amarras dos pensamentos discriminativos, divisores, da mente classificatória. Fico feliz que a Daissen seja um lugar onde todos são olhados indistintamente, seja qual for seu sexo, sua raça, suas inclinações políticas, todos são olhados apenas como pessoas.

Neste momento estamos finalizando um grande projeto que é o lançamento do Budismo Hoje, um jornal virtual, que pretende dar voz a todo o budismo tradicional e sério no país, seja qual for a sua escola, sejam quais forem os seus mestres, desde que sejam seguidores corretos do Dharma de Buddha. Essa iniciativa envolve quase 40 pessoas trabalhando simultaneamente nos mais diversos assuntos e assim facilitamos o acesso ao Dharma para todas as pessoas que o desejam sinceramente. Desta forma nossa comunidade, que é capaz de sentar e praticar mesmo em condições difíceis e mesmo que nossas mentes sejam turbulentas e indisciplinadas, trabalha para diminuir o sofrimento do mundo, para dirimir as ilusões e para espalhar a palavra de Buddha e dos mestres que o sucederam para aqueles que procuram por ela, na esperança de termos uma sociedade mais justa e amorosa.

A cada momento é possível difundir o Dharma, compartilhar as mensagens que esforçadamente a comunidade produz e coloca em todos os meios. Nunca tivemos tanta facilidade para distribuir a sabedoria de Buddha, nunca tivemos tais condições para espalhar o Dharma. Não deixemos passar qualquer oportunidade de permitir que pessoas interessadas tenham acesso.

Teishô Matinal proferido por Meihô Genshô Sensei, maio de 2021.