Pensamentos e Sensações no Zazen | Monge Genshô

Pensamentos e Sensações no Zazen | Monge Genshô

Pergunta: Às vezes a minha pressão caí bastante durante o zazen. Isto é recorrente entre os praticantes? O que fazer em uma situação assim?

Monge Genshō: Creio que é uma situação particular sua. Experimente tomar café antes, porque isso tende a elevar a pressão. Embora tenha algumas, possivelmente, contra-indicações para algumas pessoas, então é preciso analisar se o caso é adequado para esse consumo. Mas a condição que você está narrando é uma condição natural do seu corpo, não tem a ver com o zazen em si. Assim como ter pressão alta muitas vezes é decorrente de uma formação genética, a pressão baixa também é inerente às condições de certas pessoas. 

Pergunta: Durante a prática do zazen, em alguns momentos, pensamentos aparecem com maior frequência e tenho a sensação de que estão saltando de um para o outro. O que fazer para acalmar a mente?

Monge Genshō: Confie na postura e, cada vez que sua mente começar a viajar, apenas respire e volte para o momento presente. Mantenha os olhos abertos e retorne para o momento presente, até que sua mente se canse de pular de pensamento em pensamento. À medida que você pratica zazen a mente vai se aquietando, vai sendo domada. Quando você faz um retiro e faz cerca de dez zazens por dia é como se os pensamentos desistissem. Eles se apresentam mil vezes e cansam, porque cada vez que eles se apresentam, em vez de olhar para eles, agarrá-los, encadear outros pensamentos, você simplesmente os ignora e volta para o lugar. 

A imagem deve ser: o céu azul não é perturbado pelas brancas nuvens que passam por ele. Deixe simplesmente que o pensamento venha e vá embora. Não pense se ele é bom ou ruim, invasivo ou não, não fique pensando: “eu não paro de pensar; a minha mente é como o macaco bêbado da história, agarrando-se de galho em galho, de pensamento em pensamento”. Não pense nem isso, nem mesmo que seu zazen é bom ou ruim, simplesmente volte, sem considerações. Persistentemente volte. Se sua mente pula de pensamento a pensamento, esse é um retrato de quem você é de verdade e é necessário corrigir essa tendência. Para isso: faça zazen.

Pergunta: Se somos manifestações do cosmos, por que precisamos praticar para evoluir? Não somos como temos que ser?

Monge Genshō: Somos, só não sabemos. Você já é, com certeza, tudo que pode ser, no entanto está perdido na ilusão de um “eu”. Você está fazendo essa pergunta e acredita: “eu estou fazendo essa pergunta, eu tenho esse nome, sou eu que tenho uma opinião, sou eu que estou contestando, que estou procurando furos nos ensinamentos”. Enquanto você pensa “eu” você não se entende como sendo o universo. Quando você não pensar mais nada a respeito disso e simplesmente for como um pássaro no céu ou um peixe no mar, então estará tudo resolvido.

Perguntas e respostas de palestras proferida por Meihô Genshô Sensei, ano de 2020.