Passos para se converter em um Monge da Soto Zen

Passos para se converter em um Monge da Soto Zen

O conteúdo a seguir é para monges Soto Zen ativos, fora do Japão.

Passos
Os passos da prática e dos rituais para se tornar um monge Soto Zen são tokudo, risshin, denpo, ten-e, zuise, nomeação como Kyoshi e nomeação como Kokusaifukyoshi e kessei-ango (ken-hodo). No Regulamento da Sotoshu, um Soryo (monge) é alguém que fez tokudo e concluiu o registro de monge na Sotoshu. Um Kyoshi é um monge que atende a requisitos específicos.
Para os monges Zen Soto, também existem hokai (fileiras dos monges). São eles: Joza, Zagen, Osho e Daiosho.

1) Tokudo (ordenação dos monges)
Tokudo é entrar na comunidade de monges raspando a cabeça e recebendo os preceitos de Bodhisattva de seu Shiso (professor). Também inclui receber um nome budista, um kechimyaku (Documento da linhagem do Dharma), kesa, zagu, jikitotsu e oryoki. Os preceitos que se recebe são o Triplo Refúgio, o Conjunto de Três Preceitos Puros e os Dez Principais Preceitos de Abstenção. O recebimento desses dezesseis preceitos é chamado “jukai” (recebimento dos preceitos). Depois de fazer tokudo e enviar uma inscrição, o monge é registrado no Registro de Monges da Sotoshu e a classificação de Joza é obtida. Para ser registrado como um monge Soto Zen, não basta receber tokudo. É necessário concluir o processo de inscrição.

Abrigo Triplo: Eu me refugio em Buda, me refugio no Dharma, me refugio na Sangha.
Conjunto de três preceitos puros: o preceito da abstenção, o preceito de adotar boas qualidades, o preceito de beneficiar todos os seres vivos.
Dez principais preceitos da abstenção: o preceito de não matar seres vivos, o preceito de não roubar, o preceito de não abusar do sexo, o preceito de não falar enganosamente, o preceito de não lidar com bebidas alcoólicas, o preceito de não apontar falta de outros, o preceito de não se elogiar e denegrir os outros, o preceito de não ser mau para o dharma ou objetos materiais, o preceito de não gerar raiva e o preceito de não difamar os Três Tesouros.

2) Risshin (tornando-se Shuso em um kessei-ango)
Kessei-ango é o período de prática de três meses liderado por um Hodoshi (Kokusaifukyoshi em um templo especial que executa kessei-ango) e um Jokeshi (professor consultor que frequenta o Kokusaifukyoshi e possui qualificações específicas). Durante o kessei-ango, o líder dos monges reunidos em treinamento é chamado Shuso. Durante esse período, o Shuso deve fazer o Shuso Hossen-shiki (Cerimônia de Combate do Dharma). Nesta cerimônia, o Shuso é questionado sobre o Buddha-dharma e sua habilidade é testada. Adotar o papel de Shuso é chamado risshin. O monge Shuso recebe o posto de Zagen depois de completar o kessei-ango, depois de notificá-lo e ser aprovado pela Sotoshu.

3) Denpo (transmissão do Dharma)
Denpo deve durar sete dias. Durante esse período, o monge que recebe denpo venera o Buda Shakyamuni e os ancestrais do Dharma, manhã e tarde, e transcreve o sanmotsu em um pano de seda. Sanmotsu consiste em kechimyaku, daiji e shisho. Após a transcrição, os rituais de denpo e denkai (transmissão dos preceitos) são realizados no shicchu (sala do abade).

Kechimyaku: documento que contém os nomes dos budas ancestrais que transmitiram o Buddha-dharma.
Daiji: documento preciso que apresenta a sabedoria do Buda.
Shisho: documento que registra a sucessão do Buddhadharma em um círculo.

4) Ten-e (mudança de cor kesa) e zuise (visita especial para prestar homenagem aos dois templos principais)
Depois de completá-lo, enviando uma carta de recomendação para o ten-e e recebendo autorização, um monge pode ir aos Dois Templos Principais, Eiheiji e Sojiji, para prestar homenagem a Dogen Zenji e Keizan Zenji. O monge também oficia a cerimônia do zuise. Até agora, o monge que executa zuise só podia usar um kesa preto, mas a partir dessa cerimônia ele pode usar um kesa colorido. Isso é chamado de zuise. Após o zuise e a aprovação do pedido de registro do certificado do zuise, o monge atinge a classificação de Osho.

5) Ango (Prática)
Ango é a prática em um sodo (mosteiro de treinamento) certificado pela Sotoshu. Além de se sentarem em zazen, durante o ano, os praticantes aprendem os aspectos práticos de serem monges, como a conduta, cerimônias e ensinamentos de Buda. Depois disso, um monge pode solicitar a nomeação de Kyoshi e recebe a classificação dependendo de sua formação acadêmica e do tempo de prática em ango. Existem diferentes tipos de sodo: Honzan sodo (monastérios de treinamento nos principais templos), Senmon sodo (monastério de treinamento em templos designados), Senmon ni-sodo (monastério de treinamento para Monjas em templos designados) e Shuritsu senmon sodo (monastério de treinamento estabelecido pela Sotoshu). Alguns sodos recebem ativamente monges não japoneses (todos os Monges da Soto Zen registrados na Sotoshu e que possuem o posto de Joza podem praticar em um sodo).

6) Kyoshi
Um Kyoshi é um monge com certas qualificações. Existem vários intervalos de Kyoshi, chamados sokai: Saint-kyoshi, Nito-kyoshi, Itto-kyoshi, Sei-kyoshi, Gon-daikyoshi, Daikyoshi, Gon-daikyosei e Daikyosei. Quando alguém é chamado Kyoshi pela primeira vez, ele é chamado kiso honin (compromisso básico). Para receber kiso honin, você deve atender aos requisitos específicos de cada categoria de Kyoshi. Monges que são Nito-kyoshi e superiores podem solicitar uma promoção. Depois de receber o kiso honin, ele ou ela pode ser promovido ao próximo posto mais alto de Kyoshi com base em sua história e virtudes pessoais. Isso é chamado shoto honin (designação promocional).

Se um monge não é qualificado como Kyoshi e não tem uma classificação maior que Osho, ele não pode dirigir tokudo de acordo com os Regulamentos da Sotoshu.

7) Kokusaifukyoshi
Um Kokusaifukyoshi é um monge com uma classificação de Nito-kyoshi ou superior que espalha os ensinamentos da Soto Zen fora do Japão. Ele ou ela é nomeado(a) pelo Monge Chefe da Sotoshu.

Tokubetsu jiin (Templo Especial)
Um templo especial é um templo ou centro zen localizado fora do Japão reconhecido pela Sotoshu. (O reconhecimento requer o envio de uma solicitação para a Sotoshu.)

Kessei-ango (período de prática)
Se um templo ou centro zen é reconhecido como um templo especial, então um Kokusaifukyoshi do templo especial pode realizar um período de prática oficialmente reconhecido pela Sotoshu chamado kessei-ango, e nomear um monge com a patente de Joza como Shuso, entre os monges reunidos, por três meses para estudar os ensinamentos do Buda. Durante o período de prática, uma bandeira do Dharma é erguida quando um sermão é dado e, por esse motivo, também é chamado de ken-hodo (levantar a bandeira do Dharma). Após o término do período de prática, a notificação da conclusão do kessei-ango deve ser enviada para a Sotoshu. Após a aprovação da comunicação, o Kokusaifukyoshi se torna Daiosho e o Shuso ascende ao posto de Zagen.
Quando um Koskusaifukyoshi dirige um kessei-ango pela primeira vez, ele ou ela deve solicitar autorização para usar o hábito vermelho – oi-e.

Notificação da morte de um monge
Quando um monge registrado morre, a notificação da morte deve ser enviada à Sotoshu.

Outros
Registro de monge
Na inscrição dos monges, as informações de cada monge são registradas oficialmente.
Um monge pode ser um monge Soto Zen após ser registrado na Sotoshu, enviando um formulário de registro após o tokudo.

Mudança de Shiso (professor ou professor) / transferência do registro de monge
Quando um monge precisa alterar o próprio registro do monge por algum motivo, ele ou ela deve seguir um procedimento de inscrição.
Se ainda não o fez, pode enviar o pedido de mudança de professor para a Sotoshu. Se você já terminou, ele ou ela enviará um pedido de transferência de registro de monge para a Sotoshu. Ambas as inscrições devem ser enviadas através de Shumusho (Escritórios Distritais no Japão) ou Sokanbu (Escritórios Regionais fora do Japão).

Supressão do registro do monge
Se um monge se encaixar em qualquer uma das seguintes categorias, seu registro de monge será removido:

Uma pessoa que desapareceu e é relatada como perdida;
Uma pessoa cujo paradeiro é desconhecido por sete (7) anos após a apresentação de um relatório policial;
Alguém que deixou o templo com o propósito de deixar o sacerdócio;
Aquele que não alcançou o posto de Zagen após mais de vinte (20) anos desde seu registro de monge;
Quem foi registrado como monge aos quarenta anos de idade ou mais e não atingiu o nível de Zagen dentro de dez (10) anos após o registro;
Alguém que não completa o denpo depois de mais de vinte (20) anos desde o risshin;
Quem não completou risshin ou denpo dentro de três (3) anos após receber permissão para restaurar o registro do monge;
Alguém que se registrou como Jizoku (membro da família do templo); ou
Uma pessoa com mais de cem (100) anos e que está desaparecida.

 

Link para o texto original:

https://global.sotozen-net.or.jp/spa/practice/steps/