Os votos do Bodhisattva | Monge Genshô

Os votos do Bodhisattva | Monge Genshô

(…) Os quatro votos do Bodhisattva são: “os seres são inumeráveis, faço votos de libertá-los todos” – faço voto de libertar inumeráveis seres de seus sofrimentos, e me coloco a disposição; “as paixões são inexauríveis, faço voto de extingui-las todas” – as minhas paixões, os meus desejos, os meus impulsos, minhas vontades, a impaciência, raiva e todas as inesgotáveis paixões que estão sempre tentando se apresentar e tomar conta de você, agora você faz votos de extingui-las todas; “os portões do Dharma são incontáveis, faço voto de atravessá-los todos” – os portais da sabedoria são inúmeros, se abro uma porta aprendo algo novo, que maravilha, e logo surge outra porta para abrir, de modo que vou caminhando e abrindo novas portas, e essa vida é imensamente interessante, porque é cheia de maravilhas; “o caminho de Buddha é insuperável, eu faço voto de percorrê-lo” – me proponho a caminhar onde Buddha caminhou.

Todos esses quatro votos são impossíveis. Você não vai salvar todos os seres, mas faz os votos de tentar. Eu decido vir até o Rio Grande do Sul dar palestras, realizar um zazenkai e vai ter 10 pessoas. Quando for embora, eu vou contente e na semana que vem eu tenho um sesshin em Florianópolis, que vão mais algumas pessoas, e na outra semana eu tenho que ir ao Tocantins, em Palmas, e na outra semana eu tenho outra cidade, e depois outra e outra. Não estou cansado, porque é uma vida maravilhosa. É uma vida que está preenchida, porque eu estou pensando nos votos do Bodhisattva, os seres são inumeráveis, eu faço volta de libertá-los todos e, portanto, qualquer pessoa que me escreve ou que me encontra e diz que superou algum sofrimento é como um presente, é recompensador.

Sobre as paixões inesgotáveis isso é o que você se promete a si mesmo: esgotá-las, extinguir todos os seus enganos. E os portões do Dharma, como eu disse, são maravilhosos e também são inumeráveis, porque esse caminho não tem fim, o caminho de Buddha é infinito. Então não importa que tenha a eternidade pela frente, se você pensar nos votos do Bodhisattva sua vida será preenchida, a sensação de vazio irá desaparecer.

Trecho de palestra proferida por Meihô Genshô Sensei, Rio do Sul/SC, 2019.