O Quarto Elo - Final | Monge Genshō

O Quarto Elo - Final | Monge Genshō

[CONTINUAÇÃO]

Como eu dei o exemplo: quando você anda em qualquer lugar, em lojas e tudo mais, os seus olhos também, que fazem surgir as inclinações que você tem. Você se sente atraído por determinadas coisas.

Nós podemos olhar as preferências das pessoas nas redes sociais também, como nesses sites que mostram sucessões de vídeos, como o Facebook; ou fotos; ou acontecimentos, como o TikTok; ou qualquer um deles. À medida que você escolhe determinadas coisas e deleta outras, os algoritmos vão escolhendo: “Ah! As preferências dessa pessoa são desse tipo”.

E começam a mostrar aquilo que você está interessado. Então vemos aí uma manifestação típica, mais rápida e tecnológica do que o mundo normal, mas que tem o mesmo efeito. À medida que olha e prefere determinadas coisas, é isso que surge à sua frente. Você só enxerga aquilo – as demais coisas você não enxerga.

O importante para nós percebermos nos passos de Nāmarūpa é que há uma espécie de liberdade mental básica que lhe permite fazer escolhas, mas à medida que você faz as escolhas, se sente atraído por algo e vai atrás daquele algo, isso se reforça, tornando a marca mais profunda, a marca cármica anterior, o Saṃsāra.


Palestra proferida por Genshō Sensei em teishō na Daissen Virtual em 17 de fevereiro de 2024.