Mudança de Carma | Monge Genshô

Mudança de Carma | Monge Genshô

Pergunta: Queria saber um pouco sobre o carma. Eu recebo o carma ou é uma coisa que provoco?

Monge Genshō: Foi você que o criou.

Pergunta: E como eu criei eu posso diminuir esse carma com algumas atitudes corretas?

Monge Genshō: Claro, o que você experimenta são os frutos do seu carma ou os frutos das suas ações passadas. Se você fizer outras ações que tem efeitos diferentes, elas contrabalançam e eliminam aqueles efeitos cármicos passados.

Esses dias me escreveu uma moça que disse assim: “Eu trabalhei para o senhor anos atrás e eu roubei dinheiro”. Eu não sabia. E ela disse: “Eu queria sua conta para devolver, porque agora eu vejo o erro que cometi e eu quero reparar isso”. Eu respondi para ela: “eu admiro sua integridade e esse acontecimento é muito raro”, ela depositou o dinheiro na minha conta e eu disse: “eu vou dar esse dinheiro para alguém que necessite, está bem?”, porque no momento em que ela roubou eu precisava, agora eu não precisava mais. Mas o que ela fez? Ela mudou o carma dela com uma outra ação. Porque os efeitos daquela ação passada a estavam perturbando.

Pergunta: Até hoje.

Monge Genshō: Até hoje, de maneira que ela tomou a iniciativa de devolver, e então ela deve ter se sentido muito aliviada, por isso tratei de reforçar isso com o elogio. O carma funciona assim – você pode alterar seu carma com novas ações.