Mestre Dôgen | Monge Genshô (Parte 2)

Mestre Dôgen | Monge Genshô (Parte 2)

(…) Essa questão de “declínio do Dharma” foi predita no tempo de Buddha por três períodos. Um primeiro período em que o despertar estaria presente, os ensinamentos estariam presentes e os rituais, cerimônias que fazem o clima da sangha, estariam presentes. Depois desse período ele seria sucedido por um outro em que a transmissão, a iluminação, o despertar, seriam perdidos, a ideia de despertar teria sido perdida, mas sobrariam os ensinamentos, os textos e as cerimônias da sangha. E este segundo período seria sucedido por um terceiro chamado Mappo, a época de declínio mais absoluto do Dharma, em que os ensinamentos não seriam mais transmitidos, virando letra morta. Sobrariam apenas os aspectos formais de cerimônias sendo vendidas e esse seria o momento de declínio mais absoluto do Dharma. Depois deste período o Dharma desapareceria, porque as pessoa deixariam de acompanhar aquilo que eles viam como apenas cerimônias vazias e em consequência o Dharma ficaria na história. A partir daí seria necessário que surgisse um novo Buddha para fazer renascer o Dharma com a sua pureza original.

Então foi atribuído ao declínio daquela época (por estarem apenas vendendo cerimônias) calamidades, tais como fome, guerra, epidemias e nessa situação desesperadora a crença em um Buddha salvador que prometera conduzir as pessoas à terra pura expandia-se rapidamente. As pessoas acreditavam na ideia de que haveria um bodhisattva que as conduziria ao renascimento numa terra pura onde a prática fosse possível, porque ali não dava mais. Este salvador agiria por invocação, então as pessoas deveriam fazer invocações do nome dele e pedir a salvação, por exemplo recitar um mantra e essa então era a forma de prática que estava sobrevivendo naquele momento de decadência do budismo.

Pense que Dōgen Zenji era filho de nobres, mas tinha ficado órfão muito cedo de pai, com apenas 3 anos, e depois de mãe. Foi com treze anos para o Centro de Estudos Budistas do Monte Hiei e foi ordenado por Kouin, diretor da escola Tendai de budismo. A escola Tendai é originária da escola Tiantai na China e tem características esotéricas e um budismo, como diríamos hoje Vajrayana. Mas depois de estudar extensivamente Dōgen confrontou-se com uma questão constrangedora.

Diz ele:“Ambos os ensinamentos esotéricos e exotéricos (exotérico com X é externo, no sentido de secreto é com S) explicam que uma pessoa em essência possui a verdadeira natureza do dharma e originalmente é um corpo da natureza de Buddha, se é assim, por que todos os Buddhas no passado, presente e futuro despertaram o desejo pelo esclarecimento e o procuraram?”. (Continua…)

Trecho de palestra proferida por Meihô Genshô Sensei, Florianópolis, 2019.