Manifestação do Dharma | Monge Genshô

Manifestação do Dharma | Monge Genshô

Um pequeno poema de um mestre zen diz: “levanto-me pela manhã e vejo a chispas do Dharma que me mostram os pássaros, as nuvens, o sol nascente, cada pequena coisa que está ao nosso redor”.

A sabedoria do Dharma, a doutrina de Buddha, é comunicada por todas as coisas em todos os instantes, quando nos mostram a sua impermanência, quando nos mostram a contínua mudança, quando nos mostram como a vida transcorre como um relâmpago.

Se estivermos atentos veremos a todo momento o Dharma manifestado em cada pequena coisa. No incenso que queima no altar, produzindo aroma, fumaça, mas que desaparece completamente de nossos olhos  repousa em cinzas dentro do incensário. É uma metáfora perfeita de nossa própria vida que brilha, espalha influências e transforma-se em cinzas.

Rememoramos no dia de hoje o falecimento de Daikodo san, nossa praticante de Goiânia, Adelvina, que  recebeu o nome de Daikodo em Florianópolis anos atrás em seu Jukai. Já tinha uma certa idade, mas tinha dentro de si uma doçura e vontade de não se confrontar com ideias ou pessoas.

Lembramos dela e compreendemos também o ensinamento da transitoriedade da vida e de quão rápido tudo passa. A nossa oportunidade é breve, a oportunidade de despertar pode passar entre nossos dedos nesta vida, como já passou em tantas vidas anteriores. Estejamos atentos. Não se desviem.

Teishô Matinal proferido por Meihô Genshô Sensei, março/abril de 2021.