Monge Butsukei: A Vanessa perguntou: Boa noite Sensei, existem várias práticas meditativas, o Zazen é uma prática completa para alcançar o despertar?
Genshō Rōshi: Do ponto de vista do Zen é um caminho direto. É uma prática difícil, final, pulando práticas preparatórias. Às vezes quando o praticante começa tem algumas dificuldades, práticas preparatórias lhe são dadas, como prestar atenção na respiração, etc., para ter uma âncora. Mas ainda não é o Zazen. O Zazen é a prática final de alto nível que nós ensinamos para os praticantes mesmo quando eles estão começando porque essa é a técnica do Zen, uma abordagem sem contemplações, direto ao caminho mais difícil, sem práticas intermediárias. É a proposta do Zen Budismo e tem se mostrado bastante efetiva para a maioria das pessoas.
Monge Butsukei: Muito obrigado Sensei. O Paulo perguntou: Sensei, quando o senhor fala de uma pessoa desperta estar livre do sofrimento, significa literalmente que a pessoa não sofrerá mais nenhuma angústia, nenhuma dor, nenhum sentimento negativo?
Genshō Rōshi: Se esse despertar for completo, sim, será verdade. Mas como eu disse, há muitos degraus no despertar. Há mesmo textos que descrevem numerosos passos no despertar, como um despertar parcial em que há uma compreensão por exemplo, mas isso não significa ter se libertado das angústias e dos sofrimentos. E até em níveis altos, em que a maior parte do tempo a pessoa está livre, mas quando há uma pressão maior, de repente ela se decepciona porque vê que ainda não está completamente livre. Então há uma graduação extensa nesse despertar.
Monge Butsukei: Muito obrigada Sensei. A Cibele falou: boa noite Sensei, o despertar acontece ao longo dos anos de prática? E qual a importância do Mestre no despertar do aluno.
Genshō Rōshi: Não temos registros de despertar sem Mestres, sem auxílio. É como dizermos não termos registro de um grande escultor, um grande músico clássico que tenha aprendido tudo sozinho, do zero. Não temos registro de nada assim. Por outro lado, esse gradualismo não depende do tempo especificamente. Para umas pessoas pode ser mais rápido e para outras muito mais lento. Nós temos narrativas de pessoas que levaram décadas para ter uma primeira experiência de despertar. Nós temos narrativas de pessoas que se aproximaram da morte sem conseguir ter um despertar. E temos narrativas de pessoas que despertaram antes dos 20 anos de idade. Isso depende de Karma anterior, depende de múltiplos fatores que seria até ocioso listar. Algumas pessoas parecem que nasceram prontas e outras pessoas tem enormes problemas e dificuldades para vencer. Isso depende demais da sua trajetória anterior. E a trajetória anterior do seu Karma, da sua manifestação agora. Não se trata de uma questão de privilégio ou graça, mas de trabalho anteriormente já realizado.
Resposta proferida por Genshō Rōshi, nas lives do Sobre Budismo, em 2022.