TRANSCRIÇÃO DA FALA DE S.S. O DALAI LAMA, PROFERIDA APÓS O ENCERRAMENTO DE SUAS ATIVIDADES NO BRASIL, EM SETEMBRO DE 2011.
“As atividades todas transcorreram de um modo suave, sem percalços, e isso se deveu ao trabalho voluntário de vocês, que permitiu que tudo acontecesse desta forma tão suave, e eu gostaria manifestar meu agradecimento a vocês todos.
Todo trabalho voluntário volta… ele tem um sentido especial.
Que vocês possam acumular algum mérito.
E agora é importante que vocês dediquem este mérito para o bem estar dos seres em seu número infinito.
E para aquelas pessoas que seguem o Budismo Tibetano, como eu falei a pouco na palestra, que é um Budismo que vem da tradição de Nalanda, segundo essa tradição, o conhecimento e a prática devem andar de mãos dadas.
Então, Vasubandhu, que era o irmão mais novo de Asanga, ele dizia que no Budismo duas coisas são importantes: o estudo e a prática. Ele falava: é a única forma, é o único caminho.
Então, a construção de um templo, de uma estátua não é o mais importante. O mais importante é o que você constrói dentro de você.
Nós que somos seguidores do Buda, para nós não basta só a fé, nós temos que trazer estes conhecimentos, estes ensinamentos para a nossa vida.
Então, um budista deveria se conduzir na vida de uma forma um pouco diferente das outras pessoas.
É importante que vocês estudem mais e que também meditem mais. Essas duas coisas devem andar juntas.
E aquelas pessoas que usam as vestes monásticas devem ser exemplo para os outros.
Então, agora, fotos!”
(S.S. o Dalai Lama, num dos salões do WTC em São Paulo,
na tarde de 17 de setembro de 2011)