Um antigo ensinamento amplia nossa compreensão da palavra buddha e o emprego deste título. Buddha em si significa aquele que acordou, ou que está acordado, porque o verbo “buddh” significa acordar, despertar. Então Buddha é aquele que acordou, que despertou do sonho de ilusões em que estamos mergulhados.
Um entendimento mais amplo da palavra buddha é expressado na chamada doutrina dos três corpos: trikaya. É interessante observar que em sânscrito uma palavra como “tri” significa “três” e essa raiz tenha permanecido conservada nas línguas indo europeias durante tanto tempo que mesmo 3 mil anos depois do seu uso no sânscrito, a palavra ainda esteja intacta na língua portuguesa.
O primeiro dos três corpos é chamado dharmakaya, para o entendermos é como se imaginássemos o céu no qual todos os fenômenos atmosféricos acontecem, mas seja o que for que ocorrer, raios, chuva, nuvens, ventos, quando tudo passa lá está o céu sempre. É como se fosse a tela que permite que todas as coisas sejam pintadas, que todas surjam. Ele também é chamado de o corpo da verdade, o corpo que é o pano de fundo no qual todas as manifestações podem acontecer. Então o dharmakaya se manifestando somos todos nós. O imaginem sempre como o oceano onde todas as ondas acontecem.
O segundo corpo é o nirmanakaya, o corpo do ensinamento. O ensinamento funciona como a luz que acesa num quarto escuro, faz de repente surgir todas as coisas: as formas, contornos e cores. Quando a luz é pouca tudo parece obscuro e cinza, mas uma luz clara faz magicamente em um instante todas as coisas surgirem à nossa frente. Este é o ensinamento de Buddha. O corpo do ensinamento faz surgir todas as coisas com clareza.
O sambogakaya, é o terceiro corpo, que significa o corpo da manifestação. A manifestação é o Buddha histórico tal como vemos representado em estátuas e que nos importa enquanto mestre. Ele é o corpo da manifestação, aquele que vem e expressa o corpo dos ensinamentos, esse Buddha histórico é aquele, como nós, manifesto. Nós também somos manifestações, nós também somos iluminados pelo corpo do ensinamento, nirmanakaya, e também nos manifestamos na grande tela do universo, dharmakaya. Essa é a doutrina dos três corpos. Trikaya.
A função da doutrina em si é só clarificar, ensinar. De certa forma classificar também. A iluminação em si, o despertar, faz com que tudo se funda em uma coisa só. Então sentamos em zazen para despertando através da compreensão (nirmanakaya) usando nosso corpo de manifestação (sambogakaya) para iluminar e compreender com lucidez toda a verdade (dharmakaya).
Teishô Matinal proferido por Meihô Genshô Sensei, março/abril de 2021.