As identificações do ego | Monge Genshō

As identificações do ego | Monge Genshō

Praticante: Sensei, pode-se dizer que nem todas as identificações são provenientes da ignorância ou são prejudiciais? Como por exemplo: Nos identificamos com o Dharma? Ou, outro exemplo: nos identificamos com a história ou com feitos de outros indivíduos, que remetem a prática de boas ações e benefícios como Buddha, Jesus Cristo, São Francisco de Assis e Gandhi dentre outros?

Genshō Sensei: Quando dizemos, nos identificarmos, sempre está presente a ideia de que eu estou me identificando com alguém. Estou trazendo para mim a noção de uma identidade pessoal ou algo, mas na verdade isso na prática da virtude pode ser interessante. Porém, na última análise do ponto de vista do budismo, toda identidade é ilusória, é uma construção ilusória. E quando dizemos Samadhi, quer dizer um estado em que já esquecemos de nós mesmos, em que não existe uma identidade como um eu observador observando as coisas. Isto é o início da prática. Haver um observador significa que ainda tem um eu aqui que está olhando o mundo externo. Quando nos esquecemos de nós mesmos e somos um com o universo, um com o Zazen, um com os Buddhas, um com todos os outros seres, não há possibilidade de identificação. Porque abdicamos da ideia de uma identidade pessoal em troca de ver nossa verdadeira natureza una com todas as coisas.


Palestra proferida por Meihō Genshō Rōshi no Daissen Virtual em agosto de 2023.