Acolher amorosamente as pessoas | Monge Genshō

Acolher amorosamente as pessoas | Monge Genshō

Participante: Qual o tipo de apego mais prejudicial? Aos bens materiais, ou as pessoas?

Genshō Rōshi: Isso é muito variável, não dá pra responder qual é a coisa mais prejudicial. Nós sabemos que monges, por exemplo, podem viver muito pobremente. E nós temos experiência disso mesmo, na nossa comunidade mesmo, temos monge que mora em um simples quarto, não acumula bens e vive com o mínimo possível. E esse estado de pobreza é muito benéfico para o progresso espiritual. Isso se sabe, há muito, muito tempo, não é privativo dos budistas porque nós conhecemos isso em outras tradições religiosas. A posse de luxo e conforto, na realidade, atrapalha o progresso espiritual. Porque aumenta o número de apegos e diminui a capacidade da pessoa viver frugalmente.

_________________________

Participante: Como se desapegar dos sentimentos do meu antigo relacionamento?

Genshō Rōshi: Esqueça! Faça como se fosse uma vida passada, remota. Não escreva a respeito. Quando for recordar, sente-se para meditar, e deixe ele ou ela ir embora. Nós só sofremos com essas coisas porque ficamos acalentando na nossa memória, na nossa mente, nas recordações e no nosso apego. É por isso que sofremos. Mas, nessa vida você já esqueceu muitas coisas. Você esqueceu sua primeira infância, não lembra nada, e a maior parte das coisas da nossa vida nós vamos esquecendo. Então, a maneira de se desapegar de antigos relacionamentos é fazer o mesmo: é não pensar a respeito, não escrever, não falar, não ter contato, e fazer que passe, como passaram as coisas mais remotas. A sua vida passada, quando você aprendeu a andar, que você não lembra, você já esqueceu, então você tem capacidade de esquecer.

_________________________

Participante: Boa noite! Por onde aprender e começar no budismo pelos princípios budistas?

Genshō Rōshi: Você deve ler a respeito para saber alguma coisa. Se você não tem informação, há muitos canais de informação que nós proporcionamos, e um deles é o Sobre Budismo. A Sobre Budismo permite isso, essa capacidade de acesso aos ensinamentos que pode afastar você dos sofrimentos provocados justamente pela nossa mente apegada a todas as coisas.

_________________________

Participante: Boa noite! Por que mesmo com o avanço da tecnologia, e das formas de comunicação, nos sentimos cada dia mais vazios e solitários?

Genshō Rōshi: Porque não aprendemos a praticar meditação. Porque se você aprende a praticar meditação, você se sente unificado com o mundo, e participante, junto com os outros, e encontra companheiros no mesmo caminho espiritual. No caso, a Sangha, por exemplo, a comunidade budista proporciona muito apoio afetivo para as pessoas que estão lá. Aliás, um princípio de fundação da Daissen diz que ela se destina a acolher amorosamente as pessoas que procuram o caminho espiritual. Então, nos sentimos solitários porque queremos que o mundo, de certa maneira, venha até nós, mas nós devemos nos movimentar um pouco. Devemos procurar os lugares onde se pode ser acolhido amorosamente, onde existem outras pessoas as quais nós possamos ajudar.


Resposta proferida por Genshō Rōshi na live sobre “Como superar o apego”, do canal Sobre Budismo, em 28 de junho de 2022.