Hoje estamos no décimo dia do Desafio. Desafio de nós com nós mesmos. De praticarmos todos os dias por um mês com o intuito de criarmos um hábito: o de plantar e regar a semente da prática diária.
Ao plantar e cuidar desta semente, estamos criando e intensificando o karma do zazen que nos arrasta a nos levantar da cama e ir até o zafu. Antes mesmo de estarmos totalmente acordados, ainda com a mente sonolenta, calma e silenciosa, o que facilita aprofundar um pouco mas no zazen.
Assim como podemos criar ou intensificar o karma do zazen, da mesma forma podemos mudar nossos hábitos, os nossos carmas passo a passo. No lugar de nos deixarmos levar por nossos quereres e não quereres, assim como pelos nossos desejos, que nos levam de um lado para outro como folhas de outono ao vento, o melhor é nos deixarmos levar pela correnteza do Dharma e viver o que surge a nossa frente da melhor forma possível.
Quando menos esperarmos, olharemos para trás e perceberemos que aquela pessoa de ontem já não existe mais. Aquela vida já não existe mais. E uma nova pessoa se levanta a cada manhã com uma vida totalmente nova pela frente e cheia de possibilidades.
Teishō proferido por Monja Sodō durante o Desafio Virtual em 10 de março de 2024.