Pergunta: Recentemente eu li sobre o kinhin e fiquei sabendo que é feito mais rápido na escola Rinzai. Existem diferenças sobre a interpretação do tempo nas escolas Rinzai e Soto?
Monge Genshō: Não existem diferenças com relação ao tempo, existem métodos diversos. O aluno na escola Rinzai senta-se de frente para a sala, e na Soto de frente para a parede. A Rinzai é uma escola bastante monástica e o kyosaku é usado de forma bastante extensa e com mais violência, então é comum quebrar o bastão nas costas dos alunos, lá também os alunos fazem várias entrevistas por dia com o mestre e há mais pressão, o que é tipicamente monástico. Então, o Rinzai não é uma escola construída para fazer uma prática para leigos, como fazemos no Zen. Ela representa um número menor de praticantes também, por causa desses métodos e do uso extensivo dos koans.
Meu primeiro professor treinou na escola Rinzai e me contou várias coisas sobre o seu mosteiro e realmente é bastante diferente do gradualismo e carinho da escola Soto.
A escola Rinzai produziu grandes mestres e grandes textos, as observações que estou fazendo são a respeito da prática feita no Japão, mas temos no Brasil grupos chegando e talvez ela se altere em algo e se foque nos leigos, com uma prática diversa, não sei. O tempo dirá. Daqui uns 300 anos saberemos.
Resposta proferida por Meihô Genshô Sensei, Daissen-Virtual, dezembro de 2021.