Pergunta: Li, no fim do livro Caminho Zen, a parte onde Buddha fala sobre diligência. Como podemos cultivar essa virtude? Visto que de fato, é uma virtude que acredito ser de suma importância para qualquer aprofundamento.
Monge Genshō: É necessário colocar esforço, energia e disciplina para termos resultados. Se não formos diligentes nada acontecerá. A palavra meditação provém do sânscrito “bhavana”, que significa treinar, cultivar. Então é treinando e cultivando que podemos mudar a mente. Sem essa diligência é impossível obter resultados. Muitas pessoas me perguntam como consigo dominar a raiva, ser menos ansioso, etc. E a resposta começa sempre por zazen. Primeiro você tem que disciplinar sua mente, só com a mente disciplinada é que você vai conseguir agir de maneira mais correta e construtiva na sua vida.
Se você não colocar a diligência em ação, como você espera conseguir algo em qualquer atividade? Se for aprender a tocar piano, precisará de diligência. Se for aprender a escrever também, se for sentar-se em zazen também. Caso contrário será sempre medíocre. E se você for medíocre na realização da sua mente, como espera conseguir despertar do sonho das ilusões?
Resposta proferida por Meihô Genshô Sensei, Daissen-Virtual, outubro de 2021.