Aluno: Como lidar com as paixões e impulsos cotidianos?Monge Genshô – As paixões? As paixões se extinguem se você sentar em zazen e olhar sua paixão, vai ver também que…
Mês: março 2016
Que todos os seres estejam vazios de ego
Monge Genshô: Nós transitamos neste mundo usando máscaras, todos os “eus” são fantasias. É isso que temos que entender, que nós pensamos que a fantasia é verdadeira. Eu chego…
Estamos num baile à fantasia
Aluno: Parece que há um esforço para aniquilar o “eu”, é isso? Monge Genshô – Nós não pretendemos aniquilar nosso eu, não é isso; nós precisamos do eu para andar…
Esgotamento da força pessoal e insights
Monge Genshô: O esgotamento da sua força pessoal propicia exatamente os insights; então você está sofrendo no zazen, não é à toa. Você não vai conseguir nada sentando na poltrona…
Além de qualquer ilusão
(Continuação palestra de Goiânia)Muitos anos atrás eu estava sentado na prática de zazen que a gente faz 24h seguidas, não vai dormir e fica sentado. Começa de manhã e avança…
A força da Linhagem
Monge Genshô: A cerimônia de Zuise que eu fiz agora, início de julho 2015, no Japão, significa ir até os túmulos de dois mestres da Linhagem, Keisan Jôkin Daishô, 57º…