Monge Genshô: Por exemplo, os leigos em muitas sanghas através do mundo usam roupas como essa, o korono, até em outros países. Outro dia um senhor do Chile me mandou…
Mês: abril 2015
OS CICLOS DE SOFRIMENTO
Monge Genshô: O que caracteriza o mundo do samsara é a procura incessante. Nós queremos achar algo que nos falte. Na verdade, nós todos estamos aqui porque vivemos no mundo…
A RAIZ DA HARMONIA É O SILÊNCIO
E na prática do Zen, nós escolhemos professores, e quando nós escolhemos o professor no início, você tem que aceitar o professor completamente. Como eu estava falando outro dia, nó…
SAINDO DO CASULO
Então poderíamos analisar um pouquinho mais essa questão da compreensão. Eu estava explicando há pouco, voltemos à analogia do mar, nós somos ondas tocadas pelos ventos do carma, quem é…
SHIKANTAZA - O sentar-se por sentar
Então, temos o primeiro passo quando nós estamos no sesshin, o que nós fazemos? Dhyana. Dhyana é uma palavra que se transformou em Jana, depois em Ch´an, depois em Ch´an…
CORTANDO OS FIOS DA IGNORÂNCIA
O segundo voto é: “As paixões são inexauríveis, eu faço voto de extingui-las todas”. As paixões, os ventos que me arrastam de um lado para o outro são inexauríveis, eu…