As experiências de “kensho”, as experiências místicas de despertar, são às vezes experiências fugazes, nós as temos durante um tempo curto e elas desaparecem, juntamente com seus efeitos. E mesmo…
Mês: setembro 2013
As duas grandes correntes no zen
Vamos comentar um pouco sobre o que é a prática e o que é a iluminação. Existem duas grandes correntes no Zen. Uma delas considera que a prática em si…
Desistir de aparentar
P: Uma vez li um livro sobre meditação que falava sobre as dores. E se referia a certas dores como “dor Dharma”, porque essa dor de alguma forma desata alguns…
Não há caminho fácil para o despertar
Pergunta: Eu poderia complementar o que senhor falou sobre os alucinógenos? Eu imaginei que se soubéssemos o que acontece no cérebro no momento que se atinge a iluminação, em tese,…
"Eu sou" , Descartes* dentro de um processador
Maitreya, o Buda do futuro (continuação)Não fazemos, então, essa distinção e sim dizemos que tudo está conectado. Teoricamente, para nós Budistas, o surgimento de outro ser com um cérebro…
Possível mas raríssimo
Pergunta: Como o Budismo vê a relação mente e cérebro? Por um lado poderíamos pensar que a mente é um reflexo do cérebro, o que poderia sugerir que somos escravos…