Quem Somos

Bem Vindos

Quem Somos

A comunidade zen-budista Daissen

É uma comunidade de centros de prática do zen espalhada em dezenas de cidades no Brasil e que paulatinamente chega, por vias virtuais, a outros países e continentes.

Sob a orientação do Monge Genshō, a comunidade Daissen difunde a prática do Zen adaptada à mente ocidental, com ênfase na prática do zazen, a meditação sentada.


Saikawa Roshi

Coordenação Regional

A Daissen opera sob a coordenação do Doshō Saikawa Roshi, que foi Sōkan (Superintendente) para a América do Sul de 2005 a 2020.

Saikawa Roshi nasceu em 28/04/1949, no distrito (bairro) de Nagasaki, cidade de Nagasaki – Japão. Graduou-se na Universidade de Komazawa – Departamento de Zen-budismo em Tóquio.

Práticas Contemplativas:

– Meditação de tradição budista Theravada (Tailândia);
– Monastério Principal Sojiji – Escola Soto Zen (Yokohama);
– Monastério Principal de Sojiji – Templo Original – Sojiji-soin (distrito de Ishikawa).

Professores de Prática Zen:

– Murakami Kendo Roshi (Bodai-ji no distrito de Nagasaki);
– Hakuyu de Maezumi Roshi (Zen Center of Los Angeles – EUA);
– Harada Sekkei Roshi (Hosshinji Senmon Sodo no distrito de Fukui);
– Professor da Bandeira do Dharma: Kuroda Shunyu Roshi (Koshinji no distrito de Tochigi);
– Professor de transmissão: Sato Shunmyo Roshi (Hosenji no distrito de Yamagata);
– Zazen: início aos seis anos, com Murakami Kendo Roshi.


Meiho Genshō Oshō

Coordenação das Sanghas Daissen Ji

Orientador espiritual e fundador da Comunidade Zen-Budista Daissen, com sede em Florianópolis e cerca de 40 centros de meditação espalhados pelo Brasil.

É sucessor do mestre japonês Dōshō Saikawa Roshi, numa linhagem sem interrupção há mais de 2.500 anos, desde o tempo do Buddha histórico.

Monge Genshō iniciou no caminho budista através de Igarashi Roshi, em 1973, no Rio Grande do Sul. Foi ordenado monge na forma limitada de ordenação particular em 2001; logo após passou para a orientação de Moriyama Roshi, de quem foi professor assistente, até o mestre voltar para o Japão em 2005. Foi quando conheceu Saikawa Roshi, que o ordenou oficialmente em setembro de 2005 e em 2011 lhe deu a Transmissão dos Ensinamentos, tornando-o seu sucessor na linhagem.

Passou por períodos de treinamentos nos Estados Unidos e Japão e hoje é também Missionário Internacional da Escola Japonesa Soto Zen Shu e ascendeu à posição de abade do Templo DaissenJi em 2022 quando este foi oficializado como templo da Soto Shu no estrangeiro.  Tem oficiado casamentos e bençãos para crianças e recém-nascidos. É autor do livro, “O Pico da Montanha é onde estão os meus pés”, traduzido para o inglês, francês, espanhol e alemão. Também escreveu as obras: “O Caminho Zen”, “Comentários sobre o Sutra do Diamante”, “Além do Pico da Montanha” e centenas de outros textos e vídeos disponíveis na internet.

Atualmente viaja pelos centros de meditação difundindo a prática da Soto Zen Shu adaptada à mente ocidental, com ênfase na prática de zazen.

Na vida leiga desenvolveu sistemas para diversas empresas baseado nas teorias expressas no seu livro, “O Princípio dos Interesses Coincidentes”. Construiu um legado de sucesso como consultor e palestrante com foco em gestão, trabalho no qual, durante 30 anos, aplicou conceitos do modo de vida budistas e os ensinamentos que pôde vivenciar com sua prática.


Vídeo introdutório

Uma comunidade de prática

Monge Gensho explica a necessidade de participar de uma comunidade de prática.